Epistemologia Social e Administração: uma análise da produção científica da Anpad e do BDTD no período de 2013 a 2018

Autores

  • Laura Henrique Corrêa Universidade de São Paulo (USP)
  • Aline Lourenço de Oliveira Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas - campus Varginha.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2595-4865.v14n2.2020.43091

Palavras-chave:

administração, epistemologia social, educação.

Resumo

O presente artigo focaliza a produção científica brasileira em epistemologia social e as possíveis intersecções que esta pode encontrar no campo da educação em administração. Com o objetivo de mensurar a produção de trabalhos acadêmicos com essa temática no Brasil, optou-se por fazer uma consulta à literatura científica publicada no período de janeiro de 2013 a agosto de 2018 com o descritor “epistemologia social” nas bases de dados reunidas nas publicações da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD, e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Foram identificados 28 estudos que puderam ser classificados em três eixos que são: abordagens teóricas, crenças epistemológicas e educação. No recorte aplicado à administração foram identificados os estudos organizacionais e a educação como principais fontes de interesse. Entre as conclusões destaca-se que a epistemologia social ainda é um campo de pesquisa que tem grande potencial a desenvolver no Brasil dada a abrangência de inserção da temática encontrada, com estudos em variados temas e autores.

Biografia do Autor

Laura Henrique Corrêa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestra em Gestão Pública e Sociedade no Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas (UNIFAL) - campus Varginha - MG.

Aline Lourenço de Oliveira, Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas - campus Varginha.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e professora no Instituto de Ciências sociais aplicadas da Universidade federal de Alfenas (UNIFAL) - campus Varginha.

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Publicado

2021-05-24

Edição

Seção

Artigos