Português
Portugues
Keywords:
PortuguêsAbstract
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito dos três domínios de aprendizagem na formação da inteligência coletiva. Para isso foi desenvolvida uma escala para a mensuração dos domínios de aprendizagem e utilizada uma escala existente para a inteligência coletiva visando a elaboração do questionário que foi aplicado a uma amostra de 83 alunos de cursos de lato sensu, considerados como uma aproximação do perfil de alguém que trabalha em uma empresa e participa de treinamentos internos ou externos oferecidos por essa empresa, em um contexto de educação corporativa. A análise foi feita mediante a utilização de equações estruturais com o uso do software Smart PLS 4.0. Os resultados identificaram que o domínio afetivo não provoca efeitos diretos na inteligência coletiva, mas participa nesse processo como uma variável latente antecedente aos domínios cognitivo e psicomotor. Isto é, conclui-se que a cognição e a posterior ação (psicomotricidade) somente acontecem quando surge um estímulo emocional (afeto).
References
Bloom B. (1972). Taxionomia dos Objetivos Educacionais: Domínio Cognitivo, Domínio Afetivo e Domínio Psicomotor. Porto Alegre: Editora Globo.
Bloom, B. S., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of Educational Objectives: The Classification of Educational Goals. Handbook I: Cognitive Domain. New York: David McKay.
Eboli, M. (2008). Corporate Education, Development, and Skills. São Paulo: Atlas.
Eboli, M. (2004). Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. In Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades (pp. 278-278)
Lévy, P. (1997). Collective Intelligence: Mankind's Emerging World in Cyberspace. Perseus Books.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. (Carlos Irineu da Costa, trad.). São Paulo, SP: Editora 34
Lévy, P. (1996). O Que é Virtual?. Rio: Editora 34.
Woolley, A. W., Aggarwal, I., & Malone, T. W. (2015). Collective Intelligence and Group Performance. Current Directions in Psychological Science, 24(6), 420–424. https://doi.org/10.1177/0963721415599543
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.