Português

Portugues

Authors

  • Andrea Cristina Deis Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvio popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie

Keywords:

Português

Abstract

O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito dos três domínios de aprendizagem na formação da inteligência coletiva. Para isso foi desenvolvida uma escala para a mensuração dos domínios de aprendizagem e utilizada uma escala existente para a inteligência coletiva visando a elaboração do questionário que foi aplicado a uma amostra de 83 alunos de cursos de lato sensu, considerados como uma aproximação do perfil de alguém que trabalha em uma empresa e participa de treinamentos internos ou externos oferecidos por essa empresa, em um contexto de educação corporativa. A análise foi feita mediante a utilização de equações estruturais com o uso do software Smart PLS 4.0. Os resultados identificaram que o domínio afetivo não provoca efeitos diretos na inteligência coletiva, mas participa nesse processo como uma variável latente antecedente aos domínios cognitivo e psicomotor. Isto é, conclui-se que a cognição e a posterior ação (psicomotricidade) somente acontecem quando surge um estímulo emocional (afeto).

 

Author Biography

Silvio popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bolsa Produtividade Modalidade PQ2 entre 2009-2015 e entre 2017- 2020 Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, na Faculty of Information Studies, Canadá (2004). Doutorado (1996) e Mestrado (1992) em Administração de Empresas pela FEA-USP Bacharel em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP - (IME-USP - 1978) Professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1993. Componente do programa de Pós Graduação e Administração de Empresas desde 1999. Lidera grupo do CNPq que estuda temas relacionados com a competitividade das empresas, gestão do conhecimento, exploration, exploitation, ambidestria organizacional, inovação, transferência e absorção do conhecimento, rotinas, RBV e dynamic capabilities. Avaliador de periódicos e líder de tema do EnANPAD e EnADI em 2013 e 2014. EnANPAD e ESO (2020/21). Publicações em periódicos nacionais e internacionais. Coordenador substituto do Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da UP Mackenzie entre fevereiro de 2014 a março de 2018. Editor chefe da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES B1, entre junho de 2014 e dezembro de 2018 Coordenador do projeto MINTER entre o PPGA/Mackenzie e a UDC de Foz de Iguaçu entre abril de 2014 até dezembro de 2017.

References

Bloom B. (1972). Taxionomia dos Objetivos Educacionais: Domínio Cognitivo, Domínio Afetivo e Domínio Psicomotor. Porto Alegre: Editora Globo.

Bloom, B. S., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of Educational Objectives: The Classification of Educational Goals. Handbook I: Cognitive Domain. New York: David McKay.

Eboli, M. (2008). Corporate Education, Development, and Skills. São Paulo: Atlas.

Eboli, M. (2004). Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. In Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades (pp. 278-278)

Lévy, P. (1997). Collective Intelligence: Mankind's Emerging World in Cyberspace. Perseus Books.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. (Carlos Irineu da Costa, trad.). São Paulo, SP: Editora 34

Lévy, P. (1996). O Que é Virtual?. Rio: Editora 34.

Woolley, A. W., Aggarwal, I., & Malone, T. W. (2015). Collective Intelligence and Group Performance. Current Directions in Psychological Science, 24(6), 420–424. https://doi.org/10.1177/0963721415599543

Published

2023-12-21