A mulher e o processo sucessório: um estudo em empresas familiares

Autores

  • Isabela Gonçalves Desidério Universidade Federal de Mato Grosso
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Thiago Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7947-0667

Palavras-chave:

Empresa Familiar, Processo Sucessório, Sucessão com mulheres

Resumo

Este estudo buscou analisar o processo sucessório e a mulher em cinco empresas familiares mato-grossenses, identificando a cultura, normas e fatores que facilitam ou dificultam a participação da herdeira, e a existência de um plano de sucessão. Foi realizada uma pesquisa descritiva por intermédio de entrevistas semiestruturadas com cinco sucessoras de diferentes empresas comerciais. Os resultados mostraram que 80% das empresas pesquisadas não possuem um plano de sucessão estruturado. As dificuldades enfrentadas pelas sucessoras na organização familiar não estão ligadas à questão de gênero e sim ao relacionamento familiar no ambiente de trabalho e ao status de “filha do dono”.

Biografia do Autor

Isabela Gonçalves Desidério, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é Coordenadora de Marketing na empresa Mika Alimentos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, necessidades, preconceito, empresa familiar, processo sucessório.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor.

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Bacharelado em Administração e do Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2023-10-02