A clínica e a construção dos lugares de fala e de escuta

Autores

  • Kwame Yonatan Poli dos Santos Doutorando em Psicologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC -SP
  • Fernando Silva Teixeira-Filho Professor Adjunto em Psicologia do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP, Campus de Assis.

Palavras-chave:

Clínica psicanalítica, lugar de fala, lugar de escuta,

Resumo

Inspirados no filme “Um skinhead no divã ”, refletiremos sobre a clínica e os conceitos de lugar de fala e lugar de escuta. A partir da análise das contradições e tensões presentes no filme, tentaremos refletir sobre as especificidades clínicas do atendimento de populações que sofreram violências estruturais: racismos, machismos e LGBTfobias. Além disso, traremos para o campo da problematização a construção de um lugar de escuta analítico em diálogo com a noção de “lugar de fala” .

Biografia do Autor

Kwame Yonatan Poli dos Santos, Doutorando em Psicologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC -SP

Psicólogo formado na Universidade Estadual Paulista - campus de Assis com mestrado na mesma instituição na área de Psicologia e Sociedade. Participou de pesquisas acadêmicas na área Atenção Básica e Atenção Psicossocial .Possui três livros publicados. Em 2018, ganhou o prêmio "Jonathas Salathiel", promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, por seu artigo na área de Psicologia e Relações Raciais. Tem experiência profissional na área da Assistência Social, atuando como psicólogo no Centro de Referência da Assistência Social e no Serviço de Medida Socioeducativa - regime aberto. Compõe o coletivo Margens Clínicas, grupo de psicanalistas e psicólogos que atuam no enfrentamento à violência de Estado. Foi supervisor institucional pelo coletivo Margens Clínicas de um grupo transdisciplinar (com profissionais do Sus e do Suas) em um projeto do Centro Estudos de Reparação Psíquicas, financiado pelo Newton Fund. Atende na clínica há quase 10 anos, trabalhando prioritariamente com a população vítima da Violência de Estado. Atualmente, cursa o doutorado no Núcleo de Subjetividade do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da PUC-SP.

Fernando Silva Teixeira-Filho, Professor Adjunto em Psicologia do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP, Campus de Assis.

Licenciado e formado em Psicologia pela Universidade Paulista (1989); Mestre (1993) e Doutor (2000) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre-Docente (2013) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é professor adjunto (nível I) na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho, em Assis, SP, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: processos de estigmatização; produção da violência; diversidades sexuais; educação de professores; homoparentalidade; homoconjugalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicologia e Estudos de Gênero; Psicologia e Teoria Queer; Minimização da homofobia, promoção da cidadania e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2020-09-25