Políticas de Ética e Boas Práticas

A revista Cadernos de Subjetividade tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações que envolve todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico. Tendo em vista nosso foco, escopo e projeto editorial, não aceitamos plágio, autoplágio ou qualquer outro comportamento antiético. Na triagem dos artigos, utilizamos plataformas de detecção de plágio e detecção de conteúdo gerado por Inteligência Artificial.

Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado, conforme as normas da revista. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. Plágio em todas as suas formas — incluindo o autoplágio — constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. 

A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores e aqueles que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listados como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os co-autores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os co-autores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. 

Todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas. Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.

Guiado pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial, o editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores. O editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais. O editor e a equipe editorial não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor, bem como devem recusar avaliar os manuscritos em que haja conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos. O editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Mais informações: COPE (Committee on Publication Ethics)