Os leigos nas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil

Autores

  • Prof. Me. Fernando Rodrigues Francisco
  • Prof. Dr. Maurilio Alves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i80.14406

Palavras-chave:

Leigo, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, CNBB, Igreja, Brasil

Resumo

Desde a criação do Plano de Emergência em 1962, às vésperas do Concílio Vaticano II, a Igreja no Brasil tem trabalhado para preparar padres, religiosos e leigos para a renovação da própria Igreja. Com as novidades trazidas pelos documentos do Vaticano II e pelas conclusões das Assembleias das Conferências Episcopais Latino-Americanas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se abre para uma inserção mais significativa dos leigos na vida e na missão da Igreja. Esta participação ativa dos leigos se fará presente em todos os documentos de ação pastoral da Igreja, passando pelos Planos da Pastoral de Conjunto, chegando até as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Biografia do Autor

Prof. Me. Fernando Rodrigues Francisco

Sacerdote da Diocese de Lins - SP. Possui graduação em Comunicação Social, graduaçãoem Filosofia, graduação em Teologia, diplomado em Comunicação pela Université de ParisII (França), mestrado em Comunicação pela Université Catholique de Louvain (Bélgica),mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor daárea de Teologia Pastoral da Faculdade João Paulo II, de Marília-SP.

Prof. Dr. Maurilio Alves Rodrigues

Sacerdote da Diocese de Assis - SP. Possui graduação em Filosofia, graduação em Teologia,mestrado em História pela UNESP (Assis-SP), mestrado em Teologia pela UniversitéCatholique de Louvain (Bélgica) e doutorado em Ciências Religiosas pela École Pratiquedes Hautes Études – Sorbonne (França). Professor da área de História da Igreja Modernae Contemporânea e Diretor da Faculdade João Paulo II, de Marília-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos