Hermenêutica teológica: caminho para a afirmação da identidade religiosa

Autores

  • Walter Ferreira Salles
  • Deivison Rodrigo do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i70.15409

Palavras-chave:

hermenêutica, identidade, religião, texto

Resumo

O horizonte a partir do qual se constrói o presente ensaio é o do diálogo entre judaísmo e cristianismo, tendo por pressuposto que a identidade religiosa é também uma identidade fundamentada nos textos da tradição. A reflexão que propomos neste ensaio tem por referencial teórico o entrelaçamento entre mundo do texto e de identidade narrativa, noções oriundas da hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur. Em outras palavras, a construção da própria identidade religiosa supõe a hermenêutica de si no espelho das palavras que são fornecidas pelos textos da tradição. O objetivo, pois, da presente reflexão é perceber como essa hermenêutica de si pode contribuir para com o diálogo entre duas tradições monoteístas que fudamentam suas identidades na leitura dos textos sagrados.

Biografia do Autor

Walter Ferreira Salles

Walter Ferreira Salles possui graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1990), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1995), mestrado em Teologia pelo Centre Sèvres ‑ França (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Professor em regime de dedicação integral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência nas áreas de Teologia e de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica, Antropologia Teológica, Ciências da Religião.

Deivison Rodrigo do Amaral

Deivison Rodrigo do Amaral possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Atualmente cursando o terceiro ano da Faculdade de Teologia na mesma Universidade e integrante do grupo de Iniciação Científica sobre Teologia Contemporânea.

Downloads

Edição

Seção

Artigos