Hermenêutica teológica: caminho para a afirmação da identidade religiosa

Autores/as

  • Walter Ferreira Salles
  • Deivison Rodrigo do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i70.15409

Palabras clave:

hermenêutica, identidade, religião, texto

Resumen

O horizonte a partir do qual se constrói o presente ensaio é o do diálogo entre judaísmo e cristianismo, tendo por pressuposto que a identidade religiosa é também uma identidade fundamentada nos textos da tradição. A reflexão que propomos neste ensaio tem por referencial teórico o entrelaçamento entre mundo do texto e de identidade narrativa, noções oriundas da hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur. Em outras palavras, a construção da própria identidade religiosa supõe a hermenêutica de si no espelho das palavras que são fornecidas pelos textos da tradição. O objetivo, pois, da presente reflexão é perceber como essa hermenêutica de si pode contribuir para com o diálogo entre duas tradições monoteístas que fudamentam suas identidades na leitura dos textos sagrados.

Biografía del autor/a

Walter Ferreira Salles

Walter Ferreira Salles possui graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1990), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1995), mestrado em Teologia pelo Centre Sèvres ‑ França (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Professor em regime de dedicação integral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência nas áreas de Teologia e de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica, Antropologia Teológica, Ciências da Religião.

Deivison Rodrigo do Amaral

Deivison Rodrigo do Amaral possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Atualmente cursando o terceiro ano da Faculdade de Teologia na mesma Universidade e integrante do grupo de Iniciação Científica sobre Teologia Contemporânea.