O texto bíblico e a Igreja: construção e reconstrução na história

Autores

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira
  • Valéria Andrade Leal

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i81.15571

Palavras-chave:

Texto bíblico, História da Igreja, Pastoral

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa histórica sobre o uso do texto bíblico na pastoral, articulado a partir do inicio da era cristã, perpassando pelo período medieval, renascimento, moderno e contemporâneo, este breve estudo histórico será pressuposto para outras etapas desta pesquisa do uso pastoral da bíblia. Tal construção histórica foi realizada a partir de historiadores bíblicos europeus que permitiram construir uma linha temporal do papel da Bíblia junto a Igreja Católica Apostólica Romana. Significativamente pelo fato de que ao longo dos séculos o uso do texto bíblico vinha acompanhado de várias questões: Como interpretá-lo? Como vivenciá-lo? Quem o pode ler? Como ler? Quando ler? Embora não faltassem controvérsias a esse respeito, é inegável a influência do texto judaico-cristão na sociedade ocidental, motivando a arte, a literatura, os estudos acadêmicos, a política. Trata-se de uma longa história da qual se pretende apresentar alguns acenos, a partir da experiência da Igreja nascente, para que se possam levantar novas questões, sobretudo, quanto ao lugar da Escritura na pastoral da Igreja hoje.

Biografia do Autor

Sergio Rogério Azevedo Junqueira

Livre Docente em Ciência da Religião (PUCSP) – Doutor em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br).

Valéria Andrade Leal

Mestranda do programa de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.

ARTOLA, Antonio M.; CARO, José Manuel Sanchéz. Bíblia e Palavra de Deus. São Paulo: Ave Maria, 1996. (Coleção: Introdução ao estudo da Bíblia).

CREMASCOLI, Giuseppe; LEONARDI, Claudio (Cura di). La Bibbia nel Medievo. Bologna: Dehoniane, 1996.

FABRIS, Rinaldo (Cura di). La Bibbia Nell’epoca moderna e contemporanea. Bologna: Dehoniane, 1992.

IGREJA CATÓLICA. Papa (2005- : Bento XVI). Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. (Documentos Pontifícios, 194).

NORELLI, ENRICO (Cura di). La Bibbia nell’antichità Cristiana. Da Gesú a Origene. Bologna: Dehoniane, 1993.

MOSCONI, Luis. Para uma leitura fiel da Bíblia. São Paulo: Loyola, 1996.

Downloads

Edição

Seção

Artigos