O descentrar-se humano em sua dimensão Kenótica no comentário ao Cântico dos Cânticos de Gregório de Nissa
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i94.45888Palavras-chave:
Mística, Epéktasis, ágape, eros, imagemResumo
Objetiva-se, nesse estudo, apresentar a mística e o descentrar-se humano em sua ascensão para Deus, no comentário ao Cântico dos Cânticos de Gregório de Nissa, que, a partir da adoção do método de interpretação alegórico-tipológico, demonstra o itinerário da alma para Deus, numa dialética de presença e ausência. Justifica-se o objetivo pela relevância que o pensamento nisseno assume sobre a compreensão mística na vida cristã. Para ascender a esse objetivo, propõe-se uma breve apresentação dos termos fundamentais da mística nissena como: Epéktais, Imagem, Ágape e eros. Em seguida, adentrar-se-á no conteúdo das quinze homilias por meio das quais Nissa comenta o Cântico dos Cânticos. Considerar-se-á o método alegórico-tipológico utilizado por Nissa, bem como a influência alexandrina e, sobretudo, de Orígenes na interpretação nissena. Por fim, analisar-se-á como se evidencia o descentrar-se humano numa dimensão kenótica no Cântico dos Cânticos.
Referências
BULGAKOV, S. Il Paraclito, Bologna, EDB, 1987.
COCCHINI, F. "Conoscenza", in Dizionario Origene, la cultura, il pensiero, le opere, Roma, Città Nuova, 2000.
DANÍELOU, J. L'essere e il tempo in Gregorio di Nissa,Roma, ed. Arqueosófica, 1970.
GREGORIO DI NISSA, Omelie sul Cantico dei cantici, tradução do texto grego por BONATO, V. Bologna, EDB, 1995..
GREGORIO DI NISSA, Omelie sul cantico dei cantici, Introduzione, traduzione e note a cura di Claudio Moreschini, in Biblioteca grandi autori, 1996.
GREGORIO DE NISSA. A criação do homem, a alma e a ressurreição, a grande catequese, São Paulo, Paulus, 2011.
GREGORIO DI NAZIANZO, Tutte le orazioni, Milano, Bompiani, 2000.
HEIDEGGER, Seminários de zollikon, Petrópolis, vozes,2001.
KORPONAI,G. La teologia negativa di Gregorio di Nissa, disponível em: https://www.academia.edu/6337042/p. 6. acesso em 18/10/2019.