Uma interpretação da pedagogia de Jesus à luz da pedagogia de Paulo Freire

Autores

  • João Luiz Correia Júnior UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO https://orcid.org/0000-0002-6816-0970
  • Eunaide Monteiro de Almeida da Silva UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i96.47501

Palavras-chave:

Religião. Bíblia. Reflexão-ação-reflexão. Interpretação. Conscientização. Pedagogia da Autonomia.

Resumo

A interpretação libertadora e anti-imperialista da Bíblia é marcada por aspectos que surgem dos constantes desafios e preocupações contextuais. É natural, portanto, que a Hermenêutica se aproprie do estudo desenvolvido em áreas do conhecimento contemporâneo que até então não foi aplicado criteriosamente na busca de uma compreensão aguçada e crítica dos textos das Sagradas Escrituras. O presente estudo oferece aportes hermenêuticos da Pedagogia de Paulo Freire, sobretudo, a partir da consagrada obra de sua autoria, “Pedagogia do Oprimido”, com o objetivo de compreender criticamente o alcance da prática pedagógica de Jesus em trechos do Evangelho segundo Marcos. A prática pedagógica que Jesus utilizou tinha elementos próprios que, segundo a narrativa de Marcos, o diferenciavam dos escribas (1,22) e causava admiração e questionamentos sobre a autoridade com que agia (1,27). Qual a novidade desses ensinamentos que atraíam multidões? Qual a repercussão dessa prática nas pessoas que o seguiam mais de perto? Que diferença tinha entre o conteúdo que Jesus ensinava às multidões e, reservadamente, ao discipulado? O que ensinava era, de fato, libertador? Em que sentido? Para enfrentar tais questões, a metodologia utilizada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica, na fronteira entre Pedagogia aplicada à interpretação de textos seletos do Evangelho de Marcos que narram como Jesus ensinava e o conteúdo desses ensinamentos em sua prática missionária. Sugere-se, como resultado, ainda que preliminar, a proposição de que é possível uma abordagem hermenêutica para entender a prática pedagógica de Jesus à luz da pedagogia freiriana. Não resta dúvida que a compreensão critica e aguçada da prática pedagógica de Jesus é relevante para se perceber o alcance libertador de sua ação messiânica. Jesus pôs em prática uma pedagogia que se fundamenta numa práxis, isto é, numa tensão contínua entre reflexão-ação-reflexão; entre o que ele faz (na ação missionária junto ao povo) e o que ele pondera a partir dessa ação (na intimidade do seu discipulado).

Biografia do Autor

João Luiz Correia Júnior, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Pós-doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS) Doutor (1998) e Mestre (1995) em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde leciona no Curso de Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Linha de Pesquisa Tradição Judaico-cristã Cultura e Sociedade. É membro do Grupo de Pesquisa "Cristianismo e Interpretações", da UNICAP. Ensina e pesquisa nas seguintes áreas do conhecimento: Exegese e Hermenêutica de Textos Bíblicos; Antigo e Novo Testamento; análise literária e sociológica dos Evangelhos Sinóticos; o Movimento de Jesus (na fronteira entre Bíblia e História).Tem artigos e livros publicados por editoras como Paulinas, Paulus e Vozes. É natural da Cidade do Recife-PE, onde reside. Assessora o CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, em Pernambuco. E-mail: joao.correia@unicap.br

Eunaide Monteiro de Almeida da Silva, UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Doutoranda do Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi diretora da Creche Zacarias do Rego Maciel, vice gestora da Escola São Cristóvão e gestora da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo e técnica pedagógica do Núcleo de Apoio Pedagógico, todos na Prefeitura do Recife . Atualmente, é coordenadora e professora do Núcleo de Línguas da Escola Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro - Secretaria de Educação de Pernambuco, formadora de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e formadora nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva na Prefeitura do Recife.

Referências

BARBAGLIO, Giuseppe. Jesus Hebreu da Galileia: pesquisa histórica. São Paulo: Paulinas, 2011.

BECK, C. Método Paulo Freire de Alfabetização. Andragogia Brasil, 2016. Disponível em: http://andragogiabrasi.com.br/metodo-paulo-freire-de-alfabetização/

BÍBLIA TRADUÇÃO ECUMÊNICA. São Paulo: Loyola, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.

_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

_____________. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREYNE, Sean. Jesus, um judeu da Galileia: nova leitura da história de Jesus. São Paulo: Paulus, 2008.

HORSLEY, Richard A. Arqueologia, história e sociedade na Galileia: o contexto social de Jesus e dos Rabis. São Paulo: Paulus, 2000.

JARDILINO, José R. Lima. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz a Terra, 1992.

LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Edições Loyola; Paulinas, 2014.

PAGOLA, J. Antonio. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010.

PAULY, Evaldo Luis. Pedagogia do Oprimido. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (4ª edição revista e ampliada). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, pp. 362-363.

SARTORI, Jerônimo. Educação bancária / Educação problematizadora. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (4ª edição revista e ampliada). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, pp. 160-162.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto,2008.

STEGEMANN, Wolfgang. Jesus e seu tempo. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2012.

STEGEMANN, Ekkehar W; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo. Os primórdios no Judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.

VOIGT, Emilio. Contexto e surgimento do Movimento de Jesus: as razões do seguimento. São Paulo: Loyola, 2014.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

Artigos