Uma ontologia eucarística intersubjetiva

Autores

  • Agemir Bavaresco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Danilo Vaz-Curado. R. M. Costa Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP https://orcid.org/0000-0002-3048-1701

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i101.55692

Palavras-chave:

Ontologia, Eucaristia, Presença real, Substância, Intersubjetivo

Resumo

A pesquisa assume como hipótese que a eucaristia para garantir sua atualidade na economia do cristianismo, enquanto presença real de Cristo, precisa ser interpretada de modo relacional e intersubjetivo. Como afirmar a presença real de Cristo na eucaristia através do pão e do vinho em sentido eclesiológico e pneumatólogico? Explicita-se, em primeiro lugar, com base em Zeno Carra as insuficiências do modelo tomista-tridentino para a explicação do fato eucarístico, mostrando os problemas metafísicos da assunção da categoria de substância aristotélica por Tomás de Aquino e as dificuldades teológicas oriundas desta escolha por ele. Ao apresentar os limites da leitura substancialista, estática e dualista, o texto recorre, depois, a Hegel para articular uma leitura ontológica da eucaristia desde bases intersubjetivas e relacionais. Enfim, apresenta-se a ontologia eucarística intersubjetiva como ação pneumatológica que une, ao mesmo tempo, o evento da presença real de Cristo e o ato litúrgico eclesiológico realizado em comunidade.

Biografia do Autor

Agemir Bavaresco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: abavaresco@pucrs.br

Danilo Vaz-Curado. R. M. Costa, Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: danilo.costa@unicap.br

Referências

AQUINO, Tomás. Suma teológica. São Paulo: Loyola, 2003.

ARISTÓTELES. Metafísica. V. II. São Paulo: Loyola, 2002.

BÍBLIA DO PEREGRINO. Luís Alonso Schökel (org.). São Paulo: Paulus, 2006.

CARRA, Zeno. Hoc Facite. Studio teologico-fondamentale sulla presenza eucaristica di Cristo. Assis: Cittadella, 2018, 287pp.

EICHER, Peter. Biblioteca di Teologia Contemporanea. I concetti fondamentali della Teologia. V. 2. Brescia: Queriniana, 2008.

HEGEL, G. W. F. Lecciones sobre la Historia de la Filosofía. II. Fondo de Cultura Económica: México, 1995.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. V. I. São Paulo: Loyola, 1995.

HÖSLE, Vittorio. O sistema de Hegel. O idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade. São Paulo: Loyola, 2007.

GRILLO, Andrea. Nova teologia eucarística. ‘’Hoc Facite’’, de Zeno Carra. Artigo disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/577335-nova-teologia-eucaristica-hoc-facite-de-zeno-carra-parte-1

IBER, Christian. A verdade em Aristóteles e Tomás de Aquino. Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Philosophisches Seminar. Wahrheit in der Geschichte der Philosophie. Sommersemester 2021.Handout.

JOSEPH, Powers M. Teología de la Eucaristía. Buenos Aires/México: Ediciones Carlos Lohlé, 1969.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê