A presença real de Cristo na eucaristia

do Concilio de Trento às novas perspectivas atuais

Autores

  • Wilner Charles PUCRS
  • Luiz Carlos Susin PUCRS

Palavras-chave:

Concílio de Trento, Cristo, Eucaristia, Presença real

Resumo

Este artigo aborda a temática da presença real de Cristo na Eucaristia a partir do Concilio de Trento às novas perspectivas atuais. Investiga-se como o Concílio de Trento entende a presença real de Cristo na Eucaristia. E determina novos entendimentos possíveis da presença real de Cristo hoje. A eucaristia é o núcleo central da interpretação da presença real de Cristo no pão e no vinho, mas ao mesmo tempo é possível interpretar essa presença a partir dos outros entes. O Concílio de Trento destaca duas maneiras da presença de Cristo: natural e sacramental. A presença natural é no sentido de que Cristo está à direita do Pai. A presença sacramental é a profissão de fé de que Cristo está na Eucaristia. Cristo está presente em todos os atos litúrgicos. Isto é nos momentos celebrativos da vida inclusive numa celebração de aniversário. Está presente em todos os fiéis que assumem seu compromisso batismal seguindo e atuando o projeto de Deus revelado por Cristo.

 

Biografia do Autor

Wilner Charles, PUCRS

Doutorando em Teologia sistemática na PUCRS. Sou religioso da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales e trabalho na paróquia Santa Isabel em Viamão/RS. Contato: charleswilner@yahoo.fr.

Luiz Carlos Susin, PUCRS

Professor em teologia fundamental e antropologia teológica no Programa de Pós-graduação em teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Contato: lcsusin@pucrs.br

Referências

ALDAZÁBAL, José. A Eucaristia. Petrópolis: Vozes, 2002.

BARRETO, Juan; MATEOS, Juan. O Evangelho de São João: Grande comentário bíblico. São Paulo: Paulinas, 1989.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 2018.

BUYST, Ione; DA SILVA, José Ariovaldo. O Mistério celebrado: Memória e compromisso I: Teologia litúrgica. São Paulo: Paulinas, 2003.

CARRA, Zeno. Estudo Teológico Fundamental sobre a presença eucarística de Cristo. Assisi: Cittadella Editrice, 2018.

Catecismo da Igreja Católica. CNBB: 2013.

CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM: A sagrada Liturgia. CNBB, 2003.

ESCOLA MATER ECCLESIAE. História da Liturgia: A vida litúrgico-sacramental da Igreja em sua evolução histórica Textos complementares e exercícios. Disponível em https://textosparaestudo.files.wordpress.com/2014/08/apostila-de-liturgia-1b.pdf acesso em 26/05/2021 em 26/05/2021.

GRILLO, Andrea. A sineta na consagração e a transubstanciação. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/573421 Acesso em 28/06/2021.

GRILLO, Andrea. Presença real e transubstanciação: conjecturas e esclarecimentos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/574938-presenca-real-e-transubstanciacao-conjecturas-e-esclarecimentos-artigo-de-andrea-grillo Acesso em 28/06/2021.

JOÃO FRANCISCO, Manoel; BUYST, Ione. O mistério celebrado: Memória e compromisso II. São Paulo: paulinas, 2003.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica: Ecclesia de eucaristia# 185. São Paulo: Paulinas, 2003.

SCHNEIDER, Theodor. Manual de Dogmática. Volume II. Petrópolis: Vozes, 2012.

VERHEUL, Ambroos. A estrutura da fundamental da eucaristia. São Paulo: Paulinas, 1982.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê