Fé e modernidade no pensamento de Joseph Ratzinger/Bento XVI

Autores

  • Ceci Maria Costa Baptista Mariani PUC Campinas
  • Rafael Beck Ferreira PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i104.60470

Palavras-chave:

Joseph Ratzinger, Bento XVI, Concílio Vaticano II, Modernidade, Secularização

Resumo

Objetiva-se compreender a relação entre Igreja e modernidade a partir do pensamento de Joseph Ratzinger/Papa Bento XVI, na esteira do Concílio Vaticano II, que propôs uma postura renovada da Igreja perante o mundo moderno, pautada pelo diálogo, abertura, esperança e reconciliação. Joseph Ratzinger defende a compatibilidade entre fé cristã e racionalidade ocidental, recorrendo ao cristianismo primitivo para explicar a novidade da fé cristã quando comparada às religiões pagãs. Ratzinger reafirma a pretensão de verdade do cristianismo como um aspecto originário, que não pode ser abandonado e que se contrapõe ao relativismo. No pensamento de Joseph Ratzinger, há uma dupla relação entre Igreja e modernidade: por um lado, de abertura, a Igreja considerando-se ainda herdeira legítima da racionalidade ocidental (a fides et ratio, duas asas de um único pássaro); por outra via, de tensão, separação e estranhamento. Numa época pós-metafísica, Bento XVI apresenta a doutrina cristã com realismo, defendendo a liberdade religiosa como herança positiva da modernidade e afirmando a necessidade de a liberdade individual estar associada à compreensão mais profunda da vocação de cada pessoa e à responsabilidade social. Joseph Ratzinger/Bento XVI, afirma o papel público da fé cristã e sua importância na construção de um verdadeiro desenvolvimento humano integral. Mais uma vez o cristianismo ocupa seu espaço como ator relevante e profético do processo de secularização, apontando as ambivalências e as contradições da sociedade e marcando sua posição. Desse modo, a sadia secularização ajuda a Igreja para que encontre “a verdadeira separação do mundo”, sem negá-lo ou alienar-se.

Biografia do Autor

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, PUC Campinas

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Contato: cecibm@puc-campinas.edu.br

Rafael Beck Ferreira, PUC Campinas

Graduado em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP. Contato: rafaelbeckferreira@yahoo.com.br

Referências

ASSUNÇÃO, Rudy Albino de. A Igreja Católica e o “Espírito da modernidade”. Uma análise da visão do Papa Teólogo sobre o “mundo de hoje”. São Paulo: Paulus, 2018.

BENTO XVI, Papa. Carta Encíclica Caritas in Veritate. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2009.

BENTO XVI, Papa. Audiência Geral. O Ano da Fé. O Desejo de Deus (7 de novembro de 2012). Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20121107.html. Acesso em 15 out. 2022.

BENTO XVI, Papa. Discurso no Encontro com os católicos comprometidos na Igreja e na sociedade, Viagem apostólica a Alemanha, Friburgo (25 de setembro de 2011). Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2011/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20110925_catholics-freiburg.html. Acesso em 15 out. 2022.

CARNEIRO, João Luiz; PRANDI, Reginaldo. Em nome do Pai: justificativas do voto dos deputados federais evangélicos e não evangélicos na abertura do impeachment de Dilma Roussef. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.33, n.96 (2018), p.1-22.

D’ARCAIS, Paolo Flores; RATZINGER, Joseph. Deus existe? Trad. de Sandra Martha Dolinsky. São Paulo: Planeta, 2009.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Lumen Fidei: sobre a fé. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

HABERMAS, Jürgen; RATZINGER, Joseph. O cisma do século 21. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 abr. 2005, Caderno Mais, p. 6, c. 3-5.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2008.

MESSORI, Vittorio; RATZINGER, Joseph. Relatório sobre a fé: Vittorio Messori conversa com o cardeal Joseph Ratzinger. Tubarão: Ed. Escola Ratzinger, 2021.

O’MALLEY, John W. História Católica para a Igreja de hoje: como o nosso passado ilumina o nosso presente. Tradução de Karen Clavery Macedo. Petrópolis: Vozes, 2021.

PASSOS, José Décio. A força do passado na fraqueza do presente: O tradicionalismo e suas expressões. São Paulo: Paulinas, 2020.

MARIANO, Ricardo. Antônio Flávio Pierucci: sociólogo materialista da religião. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.28, n.81, 2013, p.7-16.

MARRAMAO, Giacomo. Poder e secularização: categorias do tempo. São Paulo: UNESP, 1995.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Secularização em Max Weber: da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.13, n.37, 1998, p.43-73.

PIERUCCI, Antônio Flávio; PRANDI, Reginaldo. Assim como não era no princípio: religião e ruptura na obra de Procópio Camargo. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n.17, 1987, p.29-35.

RATZINGER, Joseph. Iglesía, Ecumenismo y Política: Nuevos ensayos de Eclesiología. Madrid: BAC, 1987.

RATZINGER, Joseph. Introdução ao cristianismo. Preleções sobre o símbolo apostólico. Trad. de Alfred J. Keller. São Paulo: Loyola, 2005.

RATZINGER, Joseph. Liberar a liberdade: fé e política no terceiro milênio. Trad. de Rudy Albino de Assunção. São Paulo: Paulus, 2019.

RATZINGER, Joseph. Natureza e missão da teologia. Petrópolis: Vozes, 2008.

RATZINGER, Joseph; SEEWALD, Peter. O Sal da Terra: o cristianismo e a Igreja Católica no século XXI. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

RATZINGER, Joseph. Ser cristão na era neopagã. Vol.III. Entrevistas (1986-2003). Campinas: Ecclesiae, 2016.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. V.1. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.

Downloads

Publicado

2023-04-28