O canto de Miriam (Ex 15,20-21)

Autores

  • Matthias Grenzer Doutor em Teologia Bíblica e Mestre em História. Professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento).
  • Paulo Freitas Barros Mestre em Teologia Bíblica e membro do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento). Professor no Instituto de Teologia da Diocese de São Miguel Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.i87.28571

Palavras-chave:

Êxodo, Miriam, Canto, Batuque, Dança

Resumo

Entre os discursos proferidos pelo homem no livro do Êxodo, o canto de Moisés (Ex 15,1c-18) é o mais extenso. Trata-se do primeiro canto nas Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, veiculando uma oração de louvor ou exaltação. Surpreendentemente, por sua vez, o canto de Moisés, logo em seguida, é transformado em refrão, batuque e dança. Mais ainda: com o canto entoado por Miriam, acompanhada pelas demais mulheres, virando percussionistas e dançarinas, ocorre uma interessante alternância de gênero. Ou seja, de repente, vozes femininas se juntam às vozes de Moisés e dos filhos Israel, tornando o louvor mais completo e animado. Neste estudo apresenta-se uma análise exegética de Ex 15,20-21, texto originalmente composto em hebraico, envolvendo pesquisas linguísticas, literárias, históricas e, em especial, teológicas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos