A linguagem trinitária de Novaciano

Maria Freire da Silva

Resumo


A proposta deste artigo é analisar alguns elementos da linguagem trinitária no pensamento de Novaciano (200), suas contribuições e suas lacunas, que demonstram a escassez da própria linguagem sobre o mistério trinitário, no ambiente em que se encontra, e sua busca em dar uma resposta às heresias que fervilhavam ao seu redor. Trata-se de uma linguagem metafórica, poética para exprimir o que ele denomina de inexplicável ao discorrer sobre a transcendência divina. Pretende-se verificar a utilização dos conceitos cristológicos e pneumatológicos no desenvolvimento da semântica do mistério trinitário em sua Obra De Trinitate, demonstrando a influência de Tertuliano (155), e a relevância de sua teologia da Trindade para a elaboração da linguagem referente ao mistério de Deus no mundo ocidental.

Palavras-chave


Trinitário; Linguagem; Heresias; Mistério

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.i88.30926

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: