A cultura do encontro na nova paróquia

Denilson Geraldo, Rodrigo Fernando Alves

Resumo


A Nova Paróquia é chamada a converter-se e, gradualmente, a tornar-se “Comunidade de comunidades”, sobretudo a partir dos novos desenvolvimentos da eclesiologia na América Latina (CELAM), no Brasil (CNBB) e no pontificado de Francisco. A Nova Paróquia é lugar da escuta da Palavra, da Eucaristia (comunhão) e da Caridade (ágape). Nessa perspectiva, o artigo em questão busca compreender o valor das Festas e da religiosidade popular na dinâmica da Nova Paróquia. As Festas judaicas eram belos momentos de caridade, partilha com o templo, peregrinação, celebração familiar e dos dons da terra, encontro comunitário, cultivo da memória histórica. Hoje, as festas paroquiais e comunitárias são convidadas a resgatarem esses sentidos, motivadas pelo apelo do Papa Francisco de que cresça na Igreja a “Cultura do Encontro”. A Nova Paróquia pode promover, por meio das Festas e da Religiosidade popular, o encontro e a solidariedade no mundo globalizado, que sofre pelo individualismo e pelo egoísmo.

Palavras-chave


Nova Paróquia; Festas; Religiosidade popular; Cultura do Encontro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19176/rct.i88.30942

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: