In persona Christi servi: sobre a diaconia de Cristo e o ministério diaconal

Luciano Rocha Pinto

Resumo


Inácio de Antioquia foi, possivelmente, o primeiro a aproximar e relacionar o ministério dos diáconos a Jesus Cristo ao afirmar que devem ser respeitados como o próprio Cristo. O exercício eclesial da diaconia forjou, assim, o diácono, conformando-o ao Cristo Servo. Essa aproximação ganha visibilidade, nas primeiras comunidades, a partir das exigências qualitativas daqueles ministros. Como o Cristo Servo, devem os diáconos serem mansos e verazes, reconhecidos por seu zelo à Boa Nova e seu cuidado para com o próximo. A diaconia de todo cristão deve, portanto, ser o sinal distintivo do diácono, cujo ministério está ordenado ao serviço.

Palavras-chave


Cristologia; diaconia; diácono

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i89.34456

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: