A misericórdia e a libertação na literatura joanina: uma análise ricoeuriana no horizonte da teologia fundamental

Donizete José Xavier

Resumo


Este trabalho diz respeito à ideia da misericórdia e da libertação presentes na literatura joanina. Pautando-nos na figura de Maria de Magdala em sua busca de Jesus (Jo 20,1.11 ss) e no reconhecimento da voz do seu mestre que a impulsiona a seguí-lo (Jo 10,4), pretende-se analisar à luz da hermenêutica de Paul Ricoeur, no horizonte da teologia fundamental, a misericórdia como forma de reconhecimento do outro e a libertação como forma de dar presença a este outro. Tomando por princípio hermenêutico que os textos bíblicos podem encontrar lugar na reflexão filosófica e que esta pode apresentar-se como organon à reexão teológica, este artigo defende a importância de falarmos da função poética da linguagem bíblica e o seu poder descortinador de um novo mundo. Ainda objetiva verificar que na literatura joanina, na figura de Maria de Magdala, metáfora da comunidade da nova aliança (Jo 20,16), a solicitude introduz um novo tipo de relação que torna possível estimar o si mesmo como outro e o outro como a si mesmo. Maria de Magdala, como nos propomos analisar, nos convida a acolher imaginativamente que a palavra Rabbouni/ Mestre que ecoa de sua boca é sinal da restauração anunciada (Jo 3,15).

Palavras-chave


Hermenêutica; misericórdia; libertação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i90.35777

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: