A ação missionária em Lc 10,1-24 e o proselitismo nas igrejas cristãs

Rita Gomes

Resumo


A missão é um aspecto importante na vida das Igrejas cristãs e necessita, nos dias de hoje, séria reflexão. O presente artigo tem por finalidade analisar exegeticamente o texto de Lc 10,1-24 que aborda o tema da missão no relato do envio dos discípulos, com o intuito de perceber sua contribuição para a compreensão desse aspecto fundamental da vida cristã. O artigo está dividido em três partes. Primeiramente se faz uma contextualização da perícope no Evangelho segundo Lucas para em seguida considerar as questões de delimitação e crítica textual; um terceiro ponto traz a análise literária e, por fim, a ressonância desse texto na missão da Igreja. Com isso, chega-se a uma orientação nova para a complexa e atual questão da atuação das igrejas cristãs num mundo cada vez mais plural, inclusive do ponto de vista religioso.

Palavras-chave


Novo Testamento; Evangelho de Lucas; Missão; Pluralismo religioso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i91.37733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: