O banquete messiânico é para todos
DOI :
https://doi.org/10.19176/rct.v0i76.14893Mots-clés :
Judeus, Pagãos, Alimento, Boa notícia, Banquete messiânicoRésumé
O artigo propõe uma leitura da terceira parte do Evangelho de Marcos (6,30-8,26). O processo hermenêutico perpassará pelo viés de que o escrito evangélico se constitui em uma catequese narrativa onde o autor quer mostrar que Jesus é o Messias que convida ao banquete messiânico tanto judeus quanto pagãos. Assim, o alvo é clarear com a vida de Jesus o momento escuro pelo qual a comunidade pós-pascoal enfrenta com relação ao acesso à boa notícia pelos pagãos. Para tanto a lógica que entrelaça o relato é teológica com um mínimo respeito à cronologia visando a uma mensagem aos cristãos do tempo de Marcos por meio de técnicas de interpretação comumente utilizadas no judaísmo. O propósito teológico é fazer, portanto, compreender que o ensino de Jesus é alimento para os israelitas e também para os pagãos sendo evidenciada a total incompreensão dos discípulos diante dessa realidade.Statistiques
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Costa, F. L. G. (2013). O banquete messiânico é para todos. Revista De Cultura Teológica, (76), 11–22. https://doi.org/10.19176/rct.v0i76.14893
Numéro
Rubrique
Artigos