Reflexão sobre o contexto e a singularidade de Dt 30,11-14

Authors

  • Leonardo Agostini Fernandes PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i97.49542

Keywords:

Exegese, Livro de Deuteronômio, Moisés, “Novo Israel”.

Abstract

Tudo o que Moisés recebeu do Senhor, ele transmitiu ao povo como um pai que, antes de morrer, deixa a sua herança para o filho. Como o pai continua vivo no filho, Moisés estará vivo na herança deixada ao “novo Israel”. A boca e o coração de Moisés – que serviram ao Senhor, em todo o processo de libertação e condução pelo deserto até às portas de Canaã – passam, pela ordem-palavra do Senhor, à boca e ao coração do “novo Israel”. Este artigo subdivide-se em: considerações preliminares (processo de formação do livro de Deuteronômio); três partes: 1) tradução segmentada do texto a partir do hebraico, com algumas notas de crítica textual; 2) texto dentro do seu contexto (Dt 28,69–30,20), justificando a sua delimitação; 3) singularidade de Dt 30,11-14; considerações finais (abertura para a missão de Josué como sucessor de Moisés). Quanto à metodologia seguida, foram usados alguns elementos da abordagem diacrônica e sincrônica.

Author Biography

Leonardo Agostini Fernandes, PUC-RIO

Sacerdote do clero secular da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Docente de Sagrada Escritura do Departamento de Teologia da PUC-Rio e do ISTARJ. Membro da Associazione Biblica Italiana (ABI), da Associação Bíblica Brasileira (ABIB), da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), da Society Biblical Literature (SBL), e integra o grupo de pesquisa de Tradução e Interpretação do Antigo Testamento (TIAT) da PUCSP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6431968963433274

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Published

2020-12-22

Issue

Section

Dossiê