Practices and knowledge of Francisco: of Assisi for the humanity of the past and present

Authors

  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Joscelito Marques Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.41708

Keywords:

Francisco de Assis, practices, archetype, human condition

Abstract

The life of Francis of Assisi has presented practices such as integration with one another, care, metanoia, and the hope and emergence of archetypes that can help us understand and construct creative solutions that contribute to overcoming the current systemic crisis. The reflections and discoveries resulting from this bibliographical research, carried in the scopes of PPGCISH/GECOM/UERN, were written as an essay, where we present fundamental aspects of the simple / complex life, of the thought and praxis of Francisco de Assis. In these lines, we will try to understand the human condition in the singularity of the subject Francis of Assisi, an archetype that is a kind of image deeply embedded in the collective unconscious of humanity. We are aware that we have not reached the psychosocial and human wholeness of Francis of Assisi, but we hope to broaden our understanding of the richness of a complex character, of a paradigmatic life, of an ever new historical icon.

Author Biographies

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFCG, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS/UFPB. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PGCS/UFRN. É professora Adjunto IV no Departamento de Ciências Sociais e Política  DCSP/UERN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas PPGCISH/UERN. É integrante do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo GECOM e do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: religião, mito e espiritualidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes populares e tradicionais, poéticas da oralidade, memória e cotidiano. Sociologia, Educação e Formação de Professores. Transdisciplinaridade e Imaginário.

Joscelito Marques Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Teologia (2005) pela Faculdade Diocesana de Mossoró e em Ciências Contábeis (1989) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação (2013) também pela UERN e Pós-graduação em Teologia Bíblica pela Faculdade Diocesana de Mossoró. É professor da ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARÃES VIANA e tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Religiosidade.

Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Comunicação Urbana, Antropologia e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e linguagem, cotidiano e afetividade, literatura, ciência e imaginário. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da UERN e coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN).

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Published

2019-06-30

Issue

Section

Artigos