A TEOLOGIA DAS FRONTEIRAS DO UNIVERSO

Autores/as

  • Carlos Ribeiro Caldas Filho

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i65.15505

Palabras clave:

Fantasia, religião e literatura, literatura fantástica, Paraíso Perdido

Resumen

Em dezembro de 2007 houve o lançamento mundial do filme “A bússola de ouro” (The Golden Compass), adaptação do blockbuster do autor inglês Philip Pullman. O objetivo do presente artigo é apresentar, em perspectiva interdisciplinar, que conjuga elementos provenientes da análise literária e da história do pensamento cristão, uma análise da referida obra. As perguntas que orientam a investigação que gera o artigo são: até que ponto são pertinentes as críticas levantadas à fantasia de Pullman? Qual é efetivamente a teologia presente na trilogia “Fronteiras do Universo”? Todavia, a principal questão que se procurará responder é: a obra pode ser considerada uma leitura às avessas do “Paraíso Perdido” de Milton?

Biografía del autor/a

Carlos Ribeiro Caldas Filho

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor na Escola Superior de Teologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

Número

Sección

Artigos