Medellín e Tradição eclesial latino-americana: educação e humanização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i94.44580

Palabras clave:

Medellín, Tradição eclesial latino-americana, Opção preferencial pelos pobres, Educação, Humanização

Resumen

O artigo propõe uma hermenêutica da recepção do Vaticano II pela II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano como marco teológico e pastoral constitutivo da Tradição eclesial latino-americana e do Caribe. Desde então, mas considerando todo o caminho feito pela Igreja no tempo precedente, ela toma uma feição própria que a caracteriza, teológico e pastoralmente, a partir da inspiração evangélica fundamental: a opção pelos pobres. Todo o corpo eclesial poderá desempenhar a missão em múltiplas frentes de evangelização, em vista da humanização de homens e mulheres e da própria história. Um dos fundamentos e meio para se atualizar e prosseguir o itinerário eclesial que vem de Medellín é a ação educativa a partir do sinal dos tempos “emergência educativa”, a qual se apresenta como desafio e oportunidade para que a Igreja siga contribuindo com a humanização.

Biografía del autor/a

Francisco das Chagas Albuquerque, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Teolgia Sistemática (Gregoriana, Roma, 2009). Professor de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Citas

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Publicado

2019-12-24

Número

Sección

Artigos