Teologia da eucaristiaem Teilhard de Chardin

Autores/as

  • Tiago de Fraga Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5437-2318
  • Everton Ricardo Berny Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i101.55698

Palabras clave:

Teilhard de Chardin, Eucaristia, Liturgia Cósmica, Sacrosanctum Concilium

Resumen

Na tradição cristã a celebração eucarística sempre ocupou um lugar central. O Concílio Vaticano II reconhece-a como fonte e cume de toda a vida cristã. Embora a Eucaristia ocupe um lugar de grande relevância na fé cristã, a sua compreensão não está isenta de questionamentos propostos pela cultura moderna. Uma reflexão atualizada da teologia da Eucaristia é uma tarefa necessária e permanente para manter viva a fé sacramental da Igreja e expressar de forma atual o que de fato se crê. Contudo, essa reflexão não pode ignorar as contribuições da Sacrosanctum Concilium e a renovação litúrgica das últimas décadas. O presente estudo visa confrontar a contribuição do Concílio Vaticano II com a teologia litúrgico-eucarística do jesuíta Teilhard de Chardin que contribuiu consideravelmente para um diálogo entre ciência e fé. Parte-se da tese de que é possível encontrar pontos afins capazes de propor uma compreensão da Eucaristia na sua dimensão cósmica.

Biografía del autor/a

Tiago de Fraga Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doctor en Teología por la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul, con período sándwich de la Ruhr-Universität Bochum. Profesor de la Escuela de Humanidades de la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul.

Everton Ricardo Berny Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

BOFF, Leonardo. Panteímo e panenteísmo: distinção necessária. 16/04/2012. Disponível em: <https://leonardoboff.org/2012/04/16/panteimo-e-panenteismo-distincao-necessaria/>. Acesso em: 14/08/2021.

BUGNINI, Annibale. A reforma litúrgica. São Paulo: Paulinas; Paulus; Loyola, 2018.

CARRA, Zeno. Hoc Facite: studio teologico-fondamentale sulla presenza eucarística di Cristo. Assis: Citadella, 2018.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Sacrosanctum Concilium: sobre a Sagrada Liturgia In: COSTA, Lourenço (Coord. Geral). Compêndio do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus,1997, p. 31-86.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.

PAULO VI, Papa. Discurso na clausura da segunda sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/speeches/1963/documents/hf_p-vi_spe_19631204_chiusura-concilio.html>. Acesso em: 14/08/2021.

PIO XII, Papa. Carta Encíclica Mediator Dei: sobre a sagrada liturgia. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_20111947_mediator-dei.html>. Acesso em: 14/08/2021.

TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. El corazón de la matéria. Santander: Sal Terrae, 2002.

TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. Teilhard. Mundo, homem e Deus. São Paulo: Cultrix, 1978.

TRESMONTANT, Claude. Introdución al pensamiento de Teilhard de Chardin. 5. ed. Madrid: Taurus, 1966.

Publicado

2022-04-30

Número

Sección

Dossiê