Octogesima Adveniens
Um guia de leitura
Palabras clave:
Paulo VI, Octogesima adveniens, Transformações socioculturais, Ideologias, Movimentos históricos, Pluralismo políticoResumen
Publicada por ocasião dos oitenta anos da encíclica Rerum novarum, a Carta Apostólica do papa Paulo VI Octogesima adveniens, retomando e prosseguindo o ensino social dos papas anteriores, trata das profundas transformações socioculturais que se deram nas sociedades industriais e da aspiração cada vez maior de igualdade e participação que se traduz em ideologias, movimentos e utopias. Sua novidade maior tem a ver com o deslocamento do foco econômico para o social e político na reflexão social da Igreja (centralidade do social e político), com a importância e o papel decisivo que confere às comunidades cristãs na análise da realidade e no discernimento dos caminhos e modos de ação eclesial (eclesiologia conciliar do povo de Deus) e com o reconhecimento de um legítimo pluralismo de posições e opções sociais e políticas na Igreja (pluralismo social e político). Ela deixa claro que a Igreja não propõe um modelo cristão de sociedade, mas os cristãos devem agir na sociedade de acordo com sua fé e o ensino social da Igreja. Este trabalho, como indica seu subtítulo, pretende ser um guia de leitura desse documento. Começa indicando o contexto socio-eclesial em que ele surge e que procura analisar. Faz uma apresentação panorâmica da estrutura e do conteúdo do texto. E conclui destacando alguns pontos importantes para sua adequada compreensão e interpretação.
Citas
ALBERIGO, Giuseppe. Breve história do Concílio Vaticano II. Aparecida: Santuário, 2006.
ALBURQUERQUE, Eugenio. Moral social Cristiana: Camino de liberación y de justicia. Madrid: San Pablo, 2006.
ALVES, Antonio Aparecido. “Ideologias, utopias e agir social segundo a Octogesima adveniens”. REB 242 (2001), p. 349-364.
ANDRADE, Paulo Fernando Carneiro. “O parágrafo quarto da Octogesima adveniens e a pastoral político-social”. REB 276 (2009), p. 843-860.
AQUINO JÚNIOR, Francisco. “Igreja dos pobres: Do Vaticano II a Medellín e aos dias atuais”. REB 288 (2012), p. 807-830.
BIGO, Pierre – ÁVILA, Fernando Bastos. Fé cristã e compromisso social: Elementos para uma reflexão sobre a América Latina à luz da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1986.
BURNS, Edward Mcnall; LERNER, Robert; MEACHAM, Standish. História da civilização ocidental: Do homem das cavernas às naves espaciais. São Paulo: Globo, 1995.
CAMACHO, Ildefonso. Doutrina Social da Igreja: Abordagem histórica. São Paulo: Loyola, 1995.
GODOY, Manuel – AQUINO JÚNIOR, Francisco (org.). 50 anos de Medellín: Revisitando os textos, retomando o caminho. São Paulo: Paulinas, 2017.
GUTIÉRREZ, Exequiel. De Leão XIII a João Paulo II: Cem anos de Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1995.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LIBANIO, João Batista. Teologia da libertação: roteiro didático para um estudo. São Paulo: Loyola, 1987.
LIBANIO, João Batista. Concílio Vaticano II: Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Loyola, 2005.
MARTINA, Giacomo. História da Igreja: De Lutero a nossos dias. Vol. IV. São Paulo: Loyola, 1997.
MATOS, Henrique Cristiano José. Introdução à história da Igreja. Vol. 2. Belo Horizonte: O Lutador, 1997.
Paulo VI. Carta Apostólica Octogesima Adveniens: Por ocasião do 80º aniversário da Encíclica Rerum Novarum. São Paulo: Paulinas, 2011.
PIERRARD, Pierre. História da Igreja. São Paulo: Paulus, 1982.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Cultura Teológica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.