A animação bíblica da escola católica

Auteurs-es

  • Valéria Andrade Leal

DOI :

https://doi.org/10.19176/rct.v22i84.20802

Mots-clés :

Escola Católica, Sagrada Escritura, Animação Bíblica, Formação Bíblica

Résumé

Documentos pós conciliares da Igreja, dentro os quais destaca-se o Documento de Aparecida e a Verbum Domini, apontam para a centralidade da Palavra de Deus em toda a ação pastoral e também na vida do cristão. Enquanto católicas as escolas confessionais que se inserem na missão da Igreja também são interpeladas a ter a Palavra de Deus no centro de sua ação educativa. Assim, o texto que segue apresenta diretrizes para a elaboração de um programa de formação bíblica que colabore na construção de um “pensar bíblico” em toda escola católica. Tal acarretaria a efetivação da animação bíblica da ação educativa a partir de uma leitura atenta, orante e performativa. Para tanto, a proposta do “pensar bíblico” implica partir da ótica da Bíblia, considerando todo seu processo de formação e sua variada constituição para ler a escola a partir da Sagrada Escritura e buscar o encontro com Jesus Cristo e a atualização da Palavra de Deus.

Biographie de l'auteur-e

Valéria Andrade Leal

Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é Assessora de Pastoral Escolar no SAGRADO - Rede de Educação, nos estados da região sul do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pastoral Escolar e Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral escolar, metodologia, juventude, evangelização e educação.

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Publié-e

2014-12-22

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