Feliz o homem justo: Salmo 1

Autores

  • Ivone Brandão de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i75.15328

Palavras-chave:

Justo/ímpio, Caminho, Árvore/palha, Julgamento, Lei de Iahweh

Resumo

Dentro de um contexto retributivo, onde se afirma que o justo é abençoado e o ímpio castigado, a realidade contradiz a afirmação. O Salmo 1 é uma reflexão sapiencial sobre a felicidade daquele que decide seguir os caminhos de Deus. Mesmo que os ímpios sejam aqueles que decidem, conforme seus interesses, os rumos da sociedade, o justo não se deixa seduzir; pelo contrario, ele decide pelo caminho ditado por seu coração, busca seu alimento na Lei de Iahweh e fortalece sua decisão na certeza de um futuro garantido por aquele que é fiel à Aliança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivone Brandão de Oliveira

Mestre em Teologia Dogmática, com concentração em Estudos Bíblicos, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo; Mestre em Ciências da Religião, na Área de História e Literatura Bíblica, pela Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo; Licenciatura em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena.

Downloads

Como Citar

Oliveira, I. B. de. (2013). Feliz o homem justo: Salmo 1. Revista De Cultura Teológica, (75), 79–92. https://doi.org/10.19176/rct.v0i75.15328

Edição

Seção

Artigos