Sanções penais na Igreja

Autores

  • Liyoiti Matsunaga

Palavras-chave:

Igreja, Código de Direito Canônico, sanção penal, penas canônicas.

Resumo

A Igreja, como sociedade fundada na comunhão de fé, de sacramentos e de disciplina, tem o direito de aplicar sanções penais aos seus fiéis delinqüentes. A concepção, estrutura e compilação de leis próprias e internas, denominadas cânones, sofrem alterações ao longo da história dessa sociedade e da evolução de seus costumes. Coletâneas de leis se multiplicam, mas somente no século XX, em 1917, surge o primeiro Código de Direito Canônico (Codex Iuris Canonici - CIC), seguido do atual, o CIC de 1983. Esses temas, juntamente com a natureza, fundamentos e finalidades das sanções penais, são a proposição desta matéria, que inclui, ainda, os diferentes tipos de pena canônica e sua aplicação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liyoiti Matsunaga

Prof. Dr. Liyoiti Matsunaga: Licenciado e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Università Lateranense de Roma (Itália), Professor no Instituto de Direito Canônico ‘Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro’.

Downloads

Como Citar

Matsunaga, L. (2013). Sanções penais na Igreja. Revista De Cultura Teológica, (60), 155–176. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/15660

Edição

Seção

Direito Canônico