Mahdi: o messias islâmico xiita

Auteurs-es

  • Murilo Cavalcante Alves Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.23925/rct.i96.50263

Mots-clés :

Islam. Messianismo. Sunita. Teologia. Xiita.

Résumé

O artigo trata da complexa questão do Mahdi, o messias islâmico, com uma breve introdução ao contexto doutrinário-religioso. Descreve o panorama do Islam Sunita com suas carcaterísticas doutrinárias e históricas. Aborda as características do Xiismo Duodecimalista e a questão do Imamato, imprescindíveis à compreensão do conceito messiânico xiita. Conclui com uma reflexão sobre os possíveis desdobramentos  da questão, em um futuro remoto, a partir da expectativa do retorno do Mahdi aguardado pelos xiitas.

Biographie de l'auteur-e

Murilo Cavalcante Alves, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da FALE - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso - UNINTER; Especialista em Filologia - PUC-MG; Especialista em Estudos Clássicos - UNB

Références

Alcorão:Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Tradução de Helmi Nasr. Makka Nobre: Arábia Saudita, 1426 da Hégira, II, 124.

El Sunnismo y el Shiismo: una querella artificial y una provocación pérfida. Londres: Al Hoda, 1989.

JAFRI, Syed Husain M. Xiismo Duodecimalista. In: CAMPOS, Arminda Eugenia; BARTHOLO JUNIOR, Roberto S. (org.). Islã: o credo é a conduta. Rio de Janeiro: Imago: ISER, 1990.

NABHAN, Neuza Neif. Islamismo: de Maomé a nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes,1996.

TABATABAÏ, Allama Seyed Muhammad Hussein. Introducción al conocimiento del Islam. Londres: Al Hoda, 1989.

Publié-e

2020-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos