Ensino religioso: conhecer a historicidade para valorizar e construir caminhos mais inclusivos
DOI :
https://doi.org/10.23925/rct.i102.58743Mots-clés :
Identidade, Educação Religiosa, RacismoRésumé
O presente artigo apresenta uma investigação acerca do papel que a identidade dos indivíduos representa na construção e manutenção do fenômeno social do racismo com foco na importância do processo educacional na concretização deste diálogo, considerando os ideais religiosos que direcionaram na educação durante séculos e, mesmo contemporaneamente, continuam a apresentar alguns efeitos. Para tanto, o método adotado é o de revisão bibliográfica qualitativa e a estrutura dispõe na primeira seção os vínculos entre processo educacional e formação da identidade, enquanto na segunda seção encontra-se uma análise desta dinâmica frente ao desenvolvimento da educação religiosa brasileira.
Références
ASSIS, Ricardo de. BILIO, Maria Geni Pereira. KAEFER, Maria do Espírito Santo de. QUEIROZ, Letícia Gisele Pinto de Moraes. SAKES, Soenil Clatinda de. SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. Racismo no Brasil- um fenômeno que perpassa as relações sociais. Brazil Journal of Developement, ISSN 2525-8761. Curitiba/PR, 2020. Disponível em https://www.brazilianjou rnals.com/index.php/BRJD/article/view/6905/6086 Acesso em 04 jun. 2022.
BARROS, Zelinda. Escola, racismo e violência. Projeto Gênero, Raça e Cidadania no Combate à Violência nas Escolas – Caderno para Professores. NEIM/UFBA, Bahia/BA, 2005. Disponível em https://www.academia.edu/download/30985229/Escola__racismo_e_violencia__pg_35-39.pdf Acesso em 11 jun. 2022.
BEIVIDAS, W.; RAVANELLO, T. Identidade e identificação: entre semiótica e psicanálise. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 50, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.un esp.br/alfa/article/view/1399 Acesso em 18 jun. 2022.
BORIN, Luiz Claudio. História do ensino religioso no Brasil. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, p. 33. 2018. [online] https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2020/02/hist%C3%B3ria-do-ensino -religioso-no-brasil-diagrama%C3%A7%C3%A3o-FINAL-1.pdf Acesso em 25 jun. 2022.
BOVETO, Lais. OLIVEIRA, Terezinha. SARACHE, Mariana Vieira. VIANA, Ana Paula dos Santos. Escola, conhecimento e formação de pessoas: considerações históricas. Revista Políticas Educativas – ISSN: 1982-3207, Porto Alegre/RS, 2013. Disponível em https://seer.ufrgs.br/ index.php/Poled/article/download/45662/28843 Acesso em 04 jun. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de Outubro de 1988. D.O.U de 05/10/1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao .htm Acesso em 11 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 23 de Dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=939 4&ano=1996&ato=3f5o3Y61UMJpWT25a Acesso em 25 jun. 2022.
BRASIL. Lei nº 11. 645 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639 de 9 de Janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”. Disponível em https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11645&ano=2008&ato=dc6QTS61UNRpWTcd2 Acesso em 04 jun. 2022.
BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Revista Educar, Curitiba/PR, 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/mxNpBCnth Bt3Wt6GxDf3qPd/?lang=pt Acesso em 11 jun. 2022.
CONAQ, Coordenação nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombas. Significado de Racismo, 2021. Disponível em: http://conaq.org.br/noticias/significado-de-racismo/ Acesso em 18 jun. 2022.
DIAS, Adiclécio Ferreira. OLIVEIRA, Carla Mendes de. SILVA, Regina Freitas e. A educação religiosa no ensino curricular. Revista Teológica DOXIA, ISSN 2526-2300, v. 3, 2018. Disponível em http://ead.soufabra.com.br/revista/index.php/teologia/article/view/111 Acesso em 25 jun. 2022.
GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/?lang=pt Acesso em 04 jun. 2022.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 2002. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912 Acesso em 11 jun. 2022.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, 2012. Disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org /vol12iss1articles/gomes.htm Acesso em 18 jun. 2022.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Ensino Religioso no Brasil: Estudo do seu Processo de Escolarização. EDUCERE - Revista da Educação, v. 1. Toledo/PR, 2001. Disponível em https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/821 Acesso em 25 jun. 2022.
LEVISKY, David Léo. Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica. Revista Pro-posições v. 13, 2002. Disponível em https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2162/39-dossie-leviskydl.pdf Acesso em 04 jun. 2022.
MACHADO, Maria Letícia. ARAUJO, Nayara de Souza. Primeira infância e negritude: quando o racismo inicia seu impacto na vida da pessoa negra?, 2021. Disponível em: https://www.clp.org.br/primeira-infancia-e-negritude-quando-o-racismo-inicia-seu-impacto/?utm_source=Google_Grants&utm_medium=cpc&utm_campaign=Grupo_Primeira_Infancia&gclid=EAIaIQobChMI-8yp48629AIVnCCtBh3RGQl6EAAYAiAAEgJUZvD_BwE Acesso em 11 jun. 2022.
NIZER, Carolina do Rocio. VIEIRA, Wilson José. As diretrizes curriculares de ensino religioso do Estado do Paraná como documento de concepção e orientação. IX Congresso Nacional de Educação-EDUCERE III Encontro Brasileiro de Psicopedagogia, p.3821. 2009 [online]. Disponível em https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/2393_1633.pdf Acesso em 25 jun. 2022.
SILVA, Francisca Cordelia Oliveira da. A construção social de identidades étnico-raciais: Uma análise discursiva do racismo no Brasil. Universidade de Brasília. Brasília/DF, 2009.
SOUTA, Luís. Da raça ao racismo. Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, 1997. Disponível em https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24104 Acesso em 04 jun. 2022.
STARNINO, Alexandre. Sobre identidade e identificação em psicanálise: um estudo a partir do Seminário IX de Jacques Lacan. Revista dois pontos. Curitiba/PR, 2016. Disponível em https://revistas.ufpr.br/doispontos/issue/view/2098 Acesso em 11 jun. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Cultura Teológica 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.