Teologia a partir de Práxis de Libertação
uma releitura de José Comblin e Hugo Assmann
DOI :
https://doi.org/10.23925/rct.i104.59928Mots-clés :
Prática, Ação, Libertação, Práxis, Comblin, Hugo AssmannRésumé
O contexto latino-americano é marcado, há séculos, pela realidade de dominação e exploração dos povos mais vulneráveis. Hoje, apesar de contornos diferentes, essa problemática permanece ferindo a dignidade de muitos povos. A pergunta fundamental que devemos fazer é: como a Teologia pode ajudar a pensar criticamente essa conjuntura e desencadear um processo de emancipação dela? Um dos caminhos avistados trata-se da necessidade eminente de recuperar o sentido e o significado da ação e da prática como mediação fundamental do teologizar latino-americano, essencial para entender o que se desenhou no universo teológico como teologia da libertação e que pode contribuir muito para a vivência da fé cristã na realidade hodierna. Pensar a ação e a prática, defendidas respectivamente por José Comblin e Hugo Assmann, corresponde a um processo de formação da consciência que permite olhar criticamente para a realidade e compreender a situação concreta de povos dominados, como o lugar referencial donde parte e para onde deve retornar à tematização crítica daquilo que se encontra, muitas vezes, num nível de semi-expressão, ou de teorização acadêmica, sem incidência na vida real e concreta dos indivíduos. Objetiva-se, portanto, com essa proposta, uma apresentação expositiva do significado teológico-existencial dos termos ação e prática segundo os respectivos autores José Comblin e Hugo Assmann, a partir de uma análise bibliográfica. Pode-se dizer, desde já, que viver a ação e a prática significa assumir a história como lugar da ação de Deus, por meio do Espírito, que age em cada um de nós e nos impele a viver uma vida de conversão e testemunho.
Références
ASSMANN, Hugo. CEBs: Quando a vivência da fé remexe o senso comum dos pobres. In: Revista Eclesiástica Brasileira, vol.46, fasc. 183. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 561 – 568.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998
ASSMANN, Hugo. Teologia desde la práxis de la liberación. 2ad., Salamanca: Sígueme, 1976.
ASSMANN, Hugo. Teologia e Ciências; Interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. In: SUSIN, Luis Carlos. Mysterium Creationis: um olhar interdisciplinar sobre o universo. São Paulo: Paulinas, 1999, p. 85-101.
ASSMANN, Hugo; HINKELAMMERT, Franz. A Idolatria do Mercado. Petrópolis: Vozes, 1989.
ASSMANN, Hugo; SUNG, Jung Mo (2010). Deus em nós: O Reinado que acontece no amor solidário aos pobres. São Paulo: Paulus, 2010.
CHARLES, Carlos Roberto de Oliveira. Manifestações do espírito libertador no continente da esperança: uma perspectiva de José Comblin. 2011. Mestre em Teologia – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=17349@1>. Acesso em: 10 set 2022.
COMBLIN, José. Algumas Questões a partir da Prática das Comunidades Eclesiais de Base no Nordeste. In: Revista Eclesiástica Brasileira, vol. 50, fasc. 198. Petrópolis: Vozes, 1990, p. 335 – 381.
COMBLIN, José. O Espírito Santo e a Tradição de Jesus. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2023.
COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.
COMBLIN, José. O Provisório e o Definitivo. São Paulo, Editora Herder, 1968a.
COMBLIN, José. O tempo da ação. Ensaio sobre o Espírito e a história São Paulo: Vozes, 1982.
COMBLIN, José. Os sinais dos tempos e a evangelização. São Paulo: Duas Cidades, 1968b.
COMBLIN, José. Pastoral Urbana, o dinamismo na evangelização. Petrópolis: Vozes, 2001.
SOUZA, Alzirinha Rocha de. A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, p. 239–255, 31 Mar 2017.
SOUZA, Alzirinha Rocha de. Análise da ação humana a partir do pensamento de Comblin. Paralellus, Recife, v. 6, n. 11, Especial José Comblin, pp. 9-18, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Cultura Teológica 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.