O incremento Cristológico do Logos Protreptikós na formulação Praeparatio Evangelica no Concílio Vaticano II

Como isto favorece a compreensão Teológico-Dogmática Positiva sobre as religiões?

Auteurs-es

  • Alexandre Favretto Puc- Campinas

DOI :

https://doi.org/10.23925/rct.i105.63478

Mots-clés :

teologia das religiões, preparação evangélica, Clemente de Alexandria

Résumé

O presente artigo apresenta a relevância da utilização das referências patrísticas, durante o Concílio Vaticano II, para uma concepção doutrinária positiva sobre as religiões. O que oferece, ainda, contribuições para o pensamento teológico sobre o significado das religiões. Tal feito foi possível pela ênfase cristocêntrica destinada ao tema das religiões na reflexão conciliar sobre as tradições religiosas no Decreto Ad gentes, fundamentada da concepção de Logos protreptikós de Clemente, que traz a dimensão da vasta economia do Logos que atinge a origem das religiões. Em decorrência desta abordagem cristocêntrica, o significado das religiões do mundo, em termos de preparação à promulgação do Evangelho, finda por ser entendida menos em termos de substituição das mesmas e mais como uma participação das religiões, a seu modo, no desígnio salvífica de Deus em Cristo. Isso posto, o artigo divide-se em duas partes. A primeira delas apresenta, na teologia patrística de Clemente, o caráter processual e a presença fundamental do Logos-Cristo nas religiões do mundo, atribuindo-lhes importância na história da salvação. A segunda, o uso da teologia de Clemente associada à de Eusébio de Cesaréia no Decreto Ad gentes n. 3 e a possibilidade de uma releitura do significado da formulação preparação evangélica, aplicado às religiões.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Favretto, Puc- Campinas

Doutor em Teologia pela Dogmática pela Pontificia Università Gregoriana de Roma. Professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Contato: alexandre.favretto@puc-campinas.edu.br

Références

.Acta Synodalia Sacrosancti Concilii Oecumenici Vaticani II. Volumen IV. Periudus Quarta. Pars III. Congregationes Generales CXXXVIII-CXLV. Typis Polyglottis Vaticanis, 1977.

Acta Synodalia Sacrosancti Concilii Oecumenici Vaticani II. Volumen IV. Periudus Quarta. Pars VI. Congregationes Generales CLVI-CLXIV, Typis Polyglottis Vaticanis 1978.

Canobbio, Giacomo. Chiesa, religioni, salvezza. Il Vaticano II e la sua recezione. Brescia: Morcelliana, 2007.

Clément D’Alexandrie. Le Protreptique. Paris: Cerf, 1949.

Clément D’Alexandrie. Stromate I. Paris: Cerf, 1951.

Clément D’Alexandrie. Stromate V. Paris: Cerf, 1981.

Clément D’Alexandrie. Stromate VI. Paris: Cerf, 1999.

Clément D’Alexandrie. Stromate VII. Paris: Cerf, 1997.

Clément D’Alexandrie. Stromate VIII. Paris: Cerf, 1997.

CONGAR, Y. Non-Christian Religions and Christianity, in J. Pathrapankal. (ed.) Service and Salvation. Nagpur Theological Conference on Evangelization. Bangalore: Theological Publications in India, 1973, p. 167-181.

DANIÉLOU, Jean. I santi pagani dell’Antico Testamento. Brescia: Queriniana, 2015.

DANIÉLOU, Jean. Messaggio evangelico e cultura ellenistica. Bologna: Edizione Dehoniane, 2010.

Documentos do Vaticano II. Constituições, Decretos, Declarações. Edição bilíngue com texto português revisto pelos Subsecretários da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1966.

DUPUIS, Jacques. Gesù Cristo incontro alle religioni. Assisi: Cittadella, 1989.

DUPUIS, Jacques. Rumo a uma teologia cristã do pluralismo religioso. São Paulo: Paulinas, 1999.

Eugenius IV. Bula Cantate Domino, 04.02.1441. In H. Denzinger, – P. Hünermann, Enchiridion symbolorum, definition et declarationum de rebus fidei et morum, n. 1330-1353.

Eusébio de Cesaréa. Contro Ierocle. Paris: Cerf, 1986.

Eusébio de Cesaréa. La préparation évangélique I. Paris : Cerf, 1974.

Eusébio de Cesaréa. La préparation évangélique VIII. Paris: Cerf, 1991.

FÉDOU, Michel. Les Pères de l’Église et la théologie chrétienne. Paris: Éditions Facultés jésuites de Paris, 2013.

Geffré, Claude. De Babel a Pentecostes. Ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.

Gil Hellín, Francisco (Org.). Lumen Gentium. Constitutio dogmatica de Ecclesia. Concilii Vaticani II synopsis in ordinem redigens schemata cum relationibus necnon patrum orationes atque animadversiones. Città del Vaticano: Libreria editrice vaticana 1995.

Moreschini, Claudio. Storia del pensiero Cristiano tardo-antico. Milano: Bompiani, 2013.

Prinzivalli, Emanuela – Simonetti, Manlio. La teologia degli antichi cristiani (secoli I-V). Brescia: Morcelliana, 2012.

RATZINGER, Joseph. Il nuovo popolo di Dio: Questioni ecclesiologiche. 4. Brescia: Queriniana, 1992.

RIES, Julien. I cristiani e le religioni. Brescia: Queriniana, 2006.

Saldanha, Chrys. Divine pedagogy: A patristic view of non-christian religions. Roma: Libreria Ateneo Salesiano, 1984.

THILS, G. Quelli che non hanno ancora ricevuto il Vangelo, in Baraúna, G. (ed.) La Chiesa del Vaticano II. Firenze: Vallecchi, 1965, p. 668-678.

Publié-e

2023-09-16