A linguagem da Avaliação: os recursos paralinguísticos como um domínio fonológico para a avaliação

Autores

  • Griselda Bombelli FACULTAD DE LENGUAS- UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA- ARGENTINA
  • Lidia Rosa Soler FACULTAD DE LENGUAS- UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA- ARGENTINA
  • María Susana Waasaf Universidad Nacional de San Juan

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.11578

Palavras-chave:

appraisal, avaliação, recursos paralinguísticos, leitura em voz alta

Resumo

Neste artigo exploramos a relação entre a linguagem de avaliação e o uso de recursos paralinguísticos da leitura em voz alta, relacionando as categorias de appraisal (valoração) de Eggins e Slade com a taxonomia dos recursos paralinguísticos. Com esse intuito, nos concentramos em duas categorias de valoração: o afeto, que é a expressão dos estados emocionais, e (2) a amplificação, que é a expressão em voz alta das atitudes e emoções do leitor. Para isso, apresentamos a análise de um excerto de The Story of Tilly, uma belíssima estória para crianças lida em voz alta por Jackie Torrence. Entendemos que essa associação entre características paralinguísticas e appraisal pode constituir um campo fonológico para a descrição da linguagem de avaliação para além do nível lexico-gramatical.

Biografia do Autor

Griselda Bombelli, FACULTAD DE LENGUAS- UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA- ARGENTINA

Magíster en Inglés con orientación en Lingüística Aplicada- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Profesora de Inglés- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Secretaria de Ciencia y Tecnología- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Profesora Titular de Fonética y Fonología Inglesa II- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Lidia Rosa Soler, FACULTAD DE LENGUAS- UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA- ARGENTINA

Master of Arts in Phonetics, University of Leeds, England.

Profesora de Inglés- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Secretaria de Posgrado- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

Profesora Titular de Fonética y Fonología Inglesa I y II- Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba

María Susana Waasaf, Universidad Nacional de San Juan

Magíster en Lingüística. Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes. Universidad Nacional de San Juan
Profesora de Inglés.Universidad Nacional de San Juan

Profesora Titular de Fonética y Fonología Inglesas II y de Práctica de la Pronunciación. Universidad Nacional de San Juan

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Bombelli, G., Soler, L. R., & Waasaf, M. S. (2014). A linguagem da Avaliação: os recursos paralinguísticos como um domínio fonológico para a avaliação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.11578

Edição

Seção

Artigos