A linguagem da Avaliação: os recursos paralinguísticos como um domínio fonológico para a avaliação
DOI:
https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.11578Palavras-chave:
appraisal, avaliação, recursos paralinguísticos, leitura em voz altaResumo
Neste artigo exploramos a relação entre a linguagem de avaliação e o uso de recursos paralinguísticos da leitura em voz alta, relacionando as categorias de appraisal (valoração) de Eggins e Slade com a taxonomia dos recursos paralinguísticos. Com esse intuito, nos concentramos em duas categorias de valoração: o afeto, que é a expressão dos estados emocionais, e (2) a amplificação, que é a expressão em voz alta das atitudes e emoções do leitor. Para isso, apresentamos a análise de um excerto de The Story of Tilly, uma belíssima estória para crianças lida em voz alta por Jackie Torrence. Entendemos que essa associação entre características paralinguísticas e appraisal pode constituir um campo fonológico para a descrição da linguagem de avaliação para além do nível lexico-gramatical.Downloads
Publicado
2014-04-22
Como Citar
Bombelli, G., Soler, L. R., & Waasaf, M. S. (2014). A linguagem da Avaliação: os recursos paralinguísticos como um domínio fonológico para a avaliação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.11578
Edição
Seção
Artigos