CARTOGRAFIAS EM ANÁLISE DO DISCURSO: REARTICULANDO AS NOÇÕES DE GÊNERO E CENOGRAFIA

Autores

  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.11839

Palavras-chave:

gênero do discurso, cenografia, anúncios classificados de emprego, receita médica

Resumo

Este artigo centra-se nas noções de gênero do discurso e cenografia (Maingueneau, 1989). Após o exame do modo como o autor entende a articulação dos dois conceitos, em especial no que concerne à existência de gêneros desprovidos de cenografia, propõe-se que a cenografia está sempre presente, variando apenas seu grau de atualização. A análise de um anúncio de emprego e de uma receita médica possibilitará avaliar a pertinência de um ponto de vista segundo o qual o embate entre gêneros e cenografias pode ser traduzido pelo encontro de forças mais ou menos estabilizadas no plano dos discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Décio Rocha é Professor Adjunto do Instituto de Aplicação e do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ministra as disciplinas Língua francesa e Linguística, respectivamente. Membro do GT-Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e também dos grupos de pesquisa Atelier e PraLinS (CNPq), atua como docente da área de Linguística do Mestrado em Letras da UERJ, desenvolvendo pesquisas em Análise do discurso numa perspectiva enunciativa. Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-São Paulo, é pesquisador nas áreas de linguagem, trabalho e discursos midiáticos, interessando-se pelo estudo das práticas linguageiras em sua interseção com a temática da produção de subjetividade. É bolsista do CNPq e da FAPERJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Rocha, D. (2014). CARTOGRAFIAS EM ANÁLISE DO DISCURSO: REARTICULANDO AS NOÇÕES DE GÊNERO E CENOGRAFIA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(1). https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.11839

Edição

Seção

Artigos