Análise de um Software Educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador
Palavras-chave:
software educacional, teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, interação humano-computadorResumo
O estudo analisa um software para o ensino de inglês como língua estrangeira reportando (i) a interação entre o software e o aprendiz, (ii) as operações cognitivas/mentais requeridas para execução das tarefas propostas pelo software, e (iii) as estratégias pedagógicas implementadas pelo software. Aspectos de ergonomia de software também são analisados para avaliar o grau de interatividade e usabilidade do software (Ergolist, 2011). Os resultados mostraram que o software tende a aplicar uma visão conteudista de ensino e a análise ergonômica revelou que os recursos didáticos utilizados pelo software atendem a maior parte dos critérios de usabilidade, requerendo poucas modificações.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-07-15
Como Citar
Vieira Prebianca, G., Pereira dos Santos Junior, V., & Finardi, K. R. (2014). Análise de um Software Educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/12008
Edição
Seção
Artigos