Análise de um Software Educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador

Autores

  • Gicele Vieira Prebianca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vital Pereira dos Santos Junior Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC - Blumenau)
  • Kyria Rebeca Finardi Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

software educacional, teoria da modificabilidade cognitiva estrutural, interação humano-computador

Resumo

O estudo analisa um software para o ensino de inglês como língua estrangeira reportando (i) a interação entre o software e o aprendiz, (ii) as operações cognitivas/mentais requeridas para execução das tarefas propostas pelo software, e (iii) as estratégias pedagógicas implementadas pelo software. Aspectos de ergonomia de software também são analisados para avaliar o grau de interatividade e usabilidade do software (Ergolist, 2011). Os resultados mostraram que o software tende a aplicar uma visão conteudista de ensino e a análise ergonômica revelou que os recursos didáticos utilizados pelo software atendem a maior parte dos critérios de usabilidade, requerendo poucas modificações.

Biografia do Autor

Gicele Vieira Prebianca, Universidade Federal do Espírito Santo

Kyria Finardi
Ph.D. in English and Applied Linguistics
Dept. de Linguagens e Cultura, Centro de Educação - DLCE
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGEL
Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória, ES, Brazil
http://lattes.cnpq.br/1076562311962755

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo


Ph.D. in English and Applied Linguistics
Dept. de Linguagens e Cultura, Centro de Educação - DLCE
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGEL
Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória, ES, Brazil
http://lattes.cnpq.br/1076562311962755

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Vieira Prebianca, G., Pereira dos Santos Junior, V., & Finardi, K. R. (2014). Análise de um Software Educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/12008

Edição

Seção

Artigos