Padrões Tipológicos da Função Interpessoal Modalidade em Artigos Científi cos de Ciências Agrárias: Diferenças e Similitudes entre Português e Inglês

Autores

  • Tania Regina de Souza Romero Universidade Federal de Lavras
  • Norma Lírio de Leão Joseph

Palavras-chave:

modalidade, artigos científicos, ciências agrárias, português e inglês

Resumo

Pautando-se pelo propósito de subsidiar o ensino de inglês para fins acadêmicos para pós-graduandos de ciências agrárias, as autoras identificam padrões tipológicos de modalidade entre o inglês e o português brasileiro, especificamente em artigos científicos de ciências agrárias. Os artigos são processados no software AntConc 3.2.1w para identificação de estruturas modalizadas. Em seguida, categoriza-se os itens foco para que, então, se contraste o uso e frequência em uma língua e outra. Os resultados mostram uma grande convergência de uso, o que indica a possibilidade de abordagens de ensino baseadas em familiaridade com o gênero. Concluindo, as autoras refletem sobre a contribuição da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto acadêmico.

Biografia do Autor

Tania Regina de Souza Romero, Universidade Federal de Lavras

doutora em LA pela PUC-SP (1998) pós-doutora em Educação pela UNICAMP prof. adjunto de língua inglesa, Departamento de Ciências Humanas

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Romero, T. R. de S., & Joseph, N. L. de L. (2014). Padrões Tipológicos da Função Interpessoal Modalidade em Artigos Científi cos de Ciências Agrárias: Diferenças e Similitudes entre Português e Inglês. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/12117

Edição

Seção

Artigos