SIGNIFICADOS IDENTIFICACIONAIS: ETHOS E ESPAÇO POLÍTICO NA CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DA REALIDADE SOCIAL FEMININA

Autores

  • Dulce Elena Barros Universidade Estadual de Maringá - Departamento de teorias Linguísticas e Literárias

Palavras-chave:

análise de discurso crítica, argumentação, ethos político.

Resumo

O aporte teórico-metodológico deste estudo é tomado da vertente faircloughiana de Análise de Discurso Crítica. Com base em Fairclough (2003), que concebe o discurso na confluência de três práticas, quais sejam, as práticas linguística, discursiva e social, as análises aqui empreendidas se voltam para práticas discursivas de parlamentares que ocupam o espaço sociopolítico do Parlamento Nacional brasileiro para abordarem o tema “mulher”. O ethos dos atores políticos envolvidos nessa prática é discutido a partir dos significados identificacionais, dimensão analítica que, ao lado dos significados acionais e representacionais, se faz presente no modelo teórico-metodológico criado por Fairclough para análise de texto numa perspectiva social. A natureza argumentativa dos textos a partir dos quais foram extraídos os dados deste estudo, mostrou-se propícia à inclusão de aspectos abordados por Aristóteles (2000) em sua Retórica das Paixões, tais como cólera, calma e favor, categorias que, entre outros fatores, se coadunam com modos particulares de ser (identidades sociais pessoais) focalizados neste artigo. Em consonância com a proposta de discutir o espaço político da constituição discursiva da realidade social feminina, lanço mão daquilo que Charaudeau (2006) denomina de lugares de fabricação do discurso político, a saber, um lugar de governança, um lugar de opinião e um lugar de mediação.

Biografia do Autor

Dulce Elena Barros, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de teorias Linguísticas e Literárias

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá (UEM), membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM – estudos do texto e do discurso. Faz parte do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades, integrado à REDLAD (Rede Latino Americana de Estudos do Discurso/ CNPq), sob a coordenação da Profa. Dra. Denize Elena Garcia da Silva (UnB). Tem participado de congressos nacionais e internacionais abordando os temas: atuação política feminina e identidades de gêneros na mídia, no parlamento e na sociedade; ethos discursivo dos moradores na região do lixão (Vila Santa Maria-Pr).

 

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Barros, D. E. (2016). SIGNIFICADOS IDENTIFICACIONAIS: ETHOS E ESPAÇO POLÍTICO NA CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DA REALIDADE SOCIAL FEMININA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/14837

Edição

Seção

Artigos