Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos

Autores

  • Pedro de Moraes Garcez UFRGS/CNPq
  • Gabriela da Silva Bulla UFRGS
  • Letícia Ludwig Loder UFRGS

Palavras-chave:

métodos de pesquisa, fala-em-interação, microetnografia, transcrição

Resumo

Apresentamos a perspectiva analítica e os procedimentos de geração, segmentação e transcrição de dados que adotados e desenvolvidos ao longo de mais de dez anos de pesquisas em Linguística Aplicada no Grupo de Pesquisa Interação Social e Etnografia para a análise da ação social humana mediada pelo uso da linguagem. A produção de asserções analíticas a respeito das atividades dos participantes de um encontro social requer observação detalhada de registros audiovisuais, exigindo revisitação para o aprofundamento das investigações. Por isso, as etapas de geração, segmentação e transcrição da fala-em-interação nesses encontros, em vez de preliminares à análise, são concebidas como partes integrantes da atividade analítica em si. Destacamos ainda nossas propostas de procedimentos para transcrição multimodal e a importância de exercício em sessões de análise conjunta.

Biografia do Autor

Pedro de Moraes Garcez, UFRGS/CNPq

Mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, UFSC, 1991 PhD em Educação, Cultura e Sociedade, U. of Pennsylvania, 1996 Linguística Aplicada, Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária, UFRGS. Bolsista PQ CNPq desde 2003.

Gabriela da Silva Bulla, UFRGS

Mestre em Letras, UFRGS, 2007; doutoranda em Letras, UFRGS. Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas, UFRGS.

Letícia Ludwig Loder, UFRGS

Mestre em Letras, UFRGS, 2006.

Downloads

Publicado

2014-03-28

Como Citar

Garcez, P. de M., da Silva Bulla, G., & Ludwig Loder, L. (2014). Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/16521

Edição

Seção

Artigos