As faces de uma polêmica: o episódio do livro didático Por uma vida melhor

Jauranice Rodrigues Cavalcanti

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar discursivamente como as grandes mídias veicularam o episódio envolvendo o livro didático “Por uma vida melhor”, de Heloísa Ramos, distribuído pelo Ministério da Educação (MEC). Sabe-se que o caso teve grande repercussão: jornalistas, escritores e estudiosos produziram textos apresentando/discutindo o assunto, o que gerou uma polêmica entre aqueles que defendiam as ideias presentes na obra (distinção entre língua oral e escrita, consideração das variedades linguísticas) e os que a consideravam um incentivo ao “falar e escrever errado”. Para analisar o embate, reuniu-se um corpus constituído de textos de diferentes gêneros de discurso, que circularam nas grandes mídias no período de maio a julho de 2011. As categorias de análise mobilizadas provêm dos estudos do discurso, em especial do quadro teórico-metodológico com o qual trabalha o analista de discurso D. Maingueneau. Resultados apontam que a relação polêmica se mostra em diferentes lugares dos textos analisados.

Palavras-chave


relação polêmica; mídia; purismo linguístico; livro didático

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X