Metodologias de pesquisa em Estudos da Tradução: uma análise bibliométrica de teses e dissertações produzidas no brasil entre 2006-2010

Autores

  • Daniel Antonio de Sousa Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estudos da Tradução, Metodologias, Linguística de Corpus, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Inspirado no mapeamento dos Estudos da Tradução apresentado por Pagano & Vasconcellos (2003), este trabalho traça um panorama das teses e dissertações brasileiras que investigam a tradução entre 2006 e 2010. Tendo como base os dados disponibilizados no site Domínio Público, o artigo investiga as metodologias empregadas em 278 trabalhos e identifica o emprego de um amplo leque de aparatos teórico-metodológicos. Em função do interesse acadêmico dos autores, investigam-se também os trabalhos na interface entre Linguística de Corpus e Linguística Sistêmico-Funcional e cotejam-se os resultados com os de Pagano e Vasconcellos (2003).

Biografia do Autor

Daniel Antonio de Sousa Alves, Universidade Federal da Paraíba

Daniel Antonio de Sousa Alves é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo obtido o grau de Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em dezembro de 2014. Seus interesses de pesquisa incluem Linguística de Corpus, metodologia de trabalho científico, Linguística Sistêmico-Funcional, coesão textual em texto em relação tradutória.

Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e Pós-Graduação em Inglês. Seus interesses de pesquisa concentram-se em: (i) Análise Textual e Tradução; (ii) Mapeamentos do campo disciplinar Estudos da Tradução; e (iii) Formação de tradutores.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Alves, D. A. de S., & Vasconcellos, M. L. B. de. (2016). Metodologias de pesquisa em Estudos da Tradução: uma análise bibliométrica de teses e dissertações produzidas no brasil entre 2006-2010. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/21949

Edição

Seção

Artigos