A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
Palavras-chave:
epistemologia científica, construção, conhecimento, ISD.Resumo
Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por Bronckart (1999, 2006, 2008) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de Popper (2007 [1934]) e Bourdieu (1983, 2002, 2004). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.Downloads
Publicado
2016-08-16
Como Citar
Menezes, R. de L. C. de, Pereira, R. C. M., & Basílio, R. (2016). A EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA QUE SUBJAZ AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM NO ÂMBITO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/23126
Edição
Seção
Artigos