MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA

Autores

  • Sandoval Nonato Gomes Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

debate regrado, ensino-aprendizagem do português, gênero

Resumo

Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.

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Como Citar

Santos, S. N. G. (2009). MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28205

Edição

Seção

Artigos