O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: QUESTÕES TERMINOLÓGICAS E DE INSTANCIAÇÃO

Autores

  • Orlando Vian Junior UFRN

Palavras-chave:

avaliatividade, avaliação, gradação, dialogismo, instanciação

Resumo

Este artigo pretende, a partir da perspectiva da gramática sistêmico-funcional (Halliday, 1985, 1994, 2004), discutir, em um primeiro momento, a questão terminológica em relação ao Sistema de Avaliatividade (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003) para que, em seguida, encaminhemos a discussão sobre como as instâncias avaliativas são realizadas no texto em português brasileiro. Nosso foco será principalmente nos recursos para Gradação, e a avaliação negativa utilizada pelo produtor textual para posicionar-se perante o que expressa e, para tanto, recorremos também à noção bakhtiniana de dialogismo.

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Como Citar

Vian Junior, O. (2009). O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: QUESTÕES TERMINOLÓGICAS E DE INSTANCIAÇÃO. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28207

Edição

Seção

Artigos