O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e a educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000100003Palavras-chave:
teoria da gramática, letramento, modelos explanatórios metafóricosResumo
O conceito de letramento construído em paralelo com uma discussão ampliada sobre a teoria da gramática e sua fenomenologia; adequação explanatória e condição de aprendizibilidade em sistemas metafóricos controlados pelas intenções comunicativas humanas; a permeabilidade entre diferentes sistemas textuais explicada em termos de prioridade dos modos do pensamento, envolvendo um conjunto de modelos mentais que comandam a estrutura da fala e da escrita. Este artigo analisa algumas determinações lógicas em favor de uma abordagem inter/multidisciplinar do letramento e gramáticas mentais.Downloads
Publicado
2016-11-07
Como Citar
Senna, L. A. G. (2016). O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e a educação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 23(1). https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000100003
Edição
Seção
Artigos