Dizer e mostrar como performativos

Autores

  • Helena Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Palavras-chave:

Wittgenstein, dizer e mostrar, Austin, performativos

Resumo

Este artigo pensa a distinção wittgensteiniana entre dizer e mostrar sob a atmosfera das refl exões de Austin acerca da performatividade na linguagem. A literatura secundária sobre Wittgenstein tende a favorecer a tese de que desaparece dos escritos posteriores ao Tractatus LogicoPhilosophicus e à Conferência sobre ética a oposição entre aquilo que se pode dizer e aquilo que apenas se mostra. Investiga-se aqui a pertinência do pensamento austiniano para reforçar a hipótese, menos disseminada, de que essa distinção sobrevive, modifi cada, na fi losofi a madura de Wittgenstein. Defende-se, ainda, a relevância do ponto em foco para além de seu aspecto meramente exegético.

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Como Citar

Martins, H. (2017). Dizer e mostrar como performativos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32199

Edição

Seção

Artigos