Dizer e mostrar como performativos
Palavras-chave:
Wittgenstein, dizer e mostrar, Austin, performativosResumo
Este artigo pensa a distinção wittgensteiniana entre dizer e mostrar sob a atmosfera das refl exões de Austin acerca da performatividade na linguagem. A literatura secundária sobre Wittgenstein tende a favorecer a tese de que desaparece dos escritos posteriores ao Tractatus LogicoPhilosophicus e à Conferência sobre ética a oposição entre aquilo que se pode dizer e aquilo que apenas se mostra. Investiga-se aqui a pertinência do pensamento austiniano para reforçar a hipótese, menos disseminada, de que essa distinção sobrevive, modifi cada, na fi losofi a madura de Wittgenstein. Defende-se, ainda, a relevância do ponto em foco para além de seu aspecto meramente exegético.Downloads
Como Citar
Martins, H. (2017). Dizer e mostrar como performativos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32199
Edição
Seção
Artigos