A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh

Resumo


Neste trabalho, a partir do interacionismo em Aquisição da Linguagem, tal como proposto por De Lemos (1997, 1999, 2001), investigamos o uso de sinais de pontuação enunciativos (Dahlet 2006) em notícias produzidas por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de 17 notícias produzidas dos 7 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise é predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que parte significativa das ocorrências da pontuação enunciativa indicam  a presença do interlocutor no dizer da criança e a volta desta sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta que relacionamos à configuração do narrador e do autor.


Palavras-chave


aquisição da linguagem; interacionismo; pontuação; instâncias narrativas

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DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445090219688070105

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X