A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis

Autores

  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102-445090219688070105

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, interacionismo, pontuação, instâncias narrativas

Resumo

Neste trabalho, a partir do interacionismo em Aquisição da Linguagem, tal como proposto por De Lemos (1997, 1999, 2001), investigamos o uso de sinais de pontuação enunciativos (Dahlet 2006) em notícias produzidas por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de 17 notícias produzidas dos 7 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise é predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que parte significativa das ocorrências da pontuação enunciativa indicam  a presença do interlocutor no dizer da criança e a volta desta sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta que relacionamos à configuração do narrador e do autor.

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Publicado

2018-05-06

Edição

Seção

Artigos