O agir docente revelado no trabalho de planejamento e produção de uma sequência didática: contribuições para a construção de uma semiologia do agir

Autores

  • Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini Universidade Estadual de Londrina -UEL / Colégio Estadual Liane Marta da Costa - EFM
  • Vera Lucia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina - UEL / CNPq

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102-445057184602067904

Palavras-chave:

semiologia do agir, planejamento, formação docente, interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Neste artigo retomamos e discutimos resultados de uma pesquisa de mestrado que visou a investigar o trabalho/agir de professoras de línguas durante o planejamento e a produção de uma sequência didática para o ensino de Língua Inglesa. A pesquisa fundamenta-se principalmente na corrente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2008; 2006; 2009[1999]) e em seus estudos realizados sob o viés das didáticas das línguas (Schneuwly; Dolz, 2004). Os dados de pesquisa foram gerados em um curso de extensão voltado à formação docente e analisados com base no modelo de análise de textos do ISD. Os resultados obtidos apresentam contribuições para construção e/ou discussão de uma semiologia do agir por meio da proposição de novas categorias de modos de agir; assim como ressaltam aspectos importantes do trabalho de planejamento docente e fomentam um debate acerca de seu estatuto na educação de professores.

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Publicado

2018-05-06

Edição

Seção

Artigos